Os eleitores têm somente hoje (5) para baixar o aplicativo e-Título, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para utilizá-lo no dia das eleições municipais 2024, no domingo (6). A plataforma, criada em 2020 pelo órgão, substitui o Título de Eleitor na hora da votação e serve como meio de identificação se estiver atualizado e com foto do usuário.
Sua atualização pode ser realizada também até sábado. Se o aplicativo não estiver na última versão ou não possuir uma fotografia da pessoa será necessário apresentar uma documentação com foto, como RG (Carteira de Identidade), CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Carteira de Trabalho, passaporte e outros. O título digital será aceito apenas com o cadastro biométrico.
O uso do e-Título não descarta a necessidade de ir presen- cialmente aos locais de votação, uma vez que a plataforma não é um meio de votar.
Nela, é possível consultar o Título de Eleitor, horário, zona e seção de votação, assim como justificar a ausência e emitir a certidão de quitação e de crimes eleitorais.
O e-Título está disponível gratuitamente para celulares e tablets Android e iOS. Ao baixá-lo, o eleitor deve informar seus dados pessoais e concluir o cadastro.
O acesso ao e-Título será normalizado no primeiro dia útil após a eleição, segunda-feira (7).
Em casos de cidades que terão segundo turno, o aplicativo bloqueará atualizações e primeiros acessos na véspera (26 de outubro) e retornará no dia seguinte ao pleito.
Consultas virtuais
O aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, e o Portal do TSE disponibilizam serviços para quem deseja consultar a zona e a seção eleitoral onde deve votar. Ambos trazem, inclusive, os novos locais de votação de eleitores que pediram a transferência temporária de seus domicílios originais.
Passo a passo
Para conferir a seção de votação, acesse o site www.tse.jus.br e clique no menu “Serviços eleitorais”, na barra superior da página. Depois, vá em “Local de votação/zonas eleitorais” e, em seguida, consulte onde votar. Preencha os campos com o nome ou o número do Título de Eleitor ou CPF, a data de nascimento, o nome da mãe e clique em “Entrar”.
As páginas dos respectivos TRE’s (Tribunais Regionais Eleitorais) também dispõem de um espaço para pesquisar esses dados. Preenchidos os lugares específicos, a página vai informar o número da inscrição e a zona eleitoral, além do local de votação, com endereço completo.
e-Título
Já o aplicativo e-Título, a versão digital do Título de Eleitor, oferece acesso ao local de votação logo na tela de início, abaixo do nome do cidadão. Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o programa guia a pessoa até a respectiva seção eleitoral. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.