Minas Gerais terá redução na Onda Roxa em praticamente todas as regiões do estado, ainda esta semana, segundo afirmou uma publicação da Rádio 98. Entre as áreas beneficiadas com a regressão está o Sul de Minas.
Com isso, Poço Fundo voltaria a seguir suas próprias regras de enfrentamento à Covid-19. Entretanto, ainda não se sabe se voltará a valer o decreto anterior ou se a Prefeitura publicará um novo documento, o que deve ser divulgado após comunicado oficial do Governo do Estado. A informação teria sido compartilhada pelo governador Romeu Zema (Novo), em reunião realizada com empresários na manhã desta quarta-feira (14).
Segundo o governador, o que vai possibilitar uma alteração no quadro do Minas Consciente é que os números de novos casos e indicadores da pandemia melhoraram nos últimos dias. Além do Sul de Minas, as regiões Central (onde está inserida a capital BH), o Vale do Jequitinhonha, Norte, Sudeste e a microrregião de Manhuaçu, no Leste, também devem migrar para a Onda Vermelha. As regiões do Triângulo Norte, Triângulo Sul e Noroeste permanecem na Onda Vermelha.
Com a mudança, municípios poderiam flexibilizar o funcionamento do comércio. A reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19 acontece nesta quinta-feira (15), mas a expectativa da administração estadual, uma vez que os dados apresentam melhoras, é de que a Onda Roxa seja alterada a partir do próximo sábado (17).