Teve início, no último dia 21 (quinta-feira), a 107ª Festa de São Benedito de Poço Fundo. O movimento, como esperado, começou fraco, especialmente por causa do frio, mas já foi suficiente para encher o espaço principal do evento e dar um pouco de trabalho às barracas de alimentação. Um bom número de fieis acompanhou a missa de abertura, na Igreja que leva o nome do santo. Depois da celebração, a maioria dos participantes se juntou em torno da mesa do víspora para os primeiros sorteios.
A festa deste ano pretende retomar o seu sentido religioso, com atividades que valorizam a família e promovem a confraternização entre os poço-fundenses. Nas missas, por exemplo, serão lembrados os sobrenomes mais comuns do município, com momentos especiais de benção a quem os detém.
Na parte social do evento, foram implantadas algumas novidades para favorecer a diversão e evitar confusões, como a regra de restringir a venda de bebidas alcoólicas de dose e a determinação da montagem de barracas em apenas um dos lados das ruas, para facilitar a locomoção dos participantes.
O Terno de Congo de São Benedito e seus convidados também ganharam mais espaço. A barraca central teve o diâmetro reduzido para que o Mastro do Santo Negro pudesse ser instalado no local original e, assim, a frente da Igreja permaneceu livre para as apresentações, que acontecem no dia 31 (domingo), após o meio-dia.
Dentre as atrações do palco principal, a mais esperada é a presença do padre Antônio Maria, que vem celebrar a penúltima missa da novena e se exibir aos fieis. Lucas Holanda faz o primeiro show, no dia 23 (sábado). No dia 30, será a vez da dupla Tiago e Léo animar a galera.
Carreata, ternos e sorteios
O domingo de encerramento da festa será bem movimentado. Embora não conste no cartaz, está na programação a tradicional Carreata de São Cristóvão, que começa por volta das 8 horas, no Distrito do Paiolinho. Às 11 horas, acontece a missa em honra ao Padroeiro dos Motoristas.
Depois do meio-dia, os ternos de congo chegam ao espaço do evento para mostrarem a cultura e a religiosidade que os caracterizam.
A partir das 15 horas, se inicia o tradicional sorteio do bingo, que, neste ano, oferece como prêmios um smartphone, uma máquina de lavar, uma TV de quarenta polegadas e uma moto Honda CG Titan (o ganhador não precisa estar presente para garantir seu brinde).
O Jornal de Poço Fundo acompanhará toda a festa e você terá um resumo de como foi o agito em uma publicação especial da próxima edição impressa.