A Secretaria de Meio Ambiente de Poço Fundo firmou parceria com uma empresa de reciclagem e promoveu, no último dia 31 (quinta-feira), uma grande ação de recolhimento de lixo eletrônico na cidade.
Caminhões da Prefeitura passaram por todas as vias urbanas, retirando da frente das residências vários computadores, monitores, tv´s, celulares, teclados e outros materiais do gênero.
Boa parte disso tudo, bem como o que era trazido da zona rural, foi levado para a área do desativado Ginásio Poliesportivo Gavinão, de onde deverá ser encaminhado à destinação pré-determinada.
Após esta atividade inicial, a secretaria pretende manter campanhas de conscientização junto à população para que todos entendam e sigam orientações quanto à forma correta de descartar este tipo de entulho.
E-lixo
O lixo eletrônico (ou e-lixo) é tudo aquilo proveniente de equipamentos eletroeletrônicos, incluindo celulares, computadores, impressoras, televisores e outros.
Milhares de aparelhos são descartados diariamente e, com a rapidez da tecnologia, cada vez mais, o consumidor quer substituir seus produtos pelos itens modernos, mesmo que os “antigos” ainda estejam funcionando.
O lixo eletrônico causa um grave problema no meio ambiente, pois consome uma enorme quantidade de recursos naturais em sua confecção. Um único laptop, por exemplo, exige cinquenta mil litros d’água em seu processo de fabricação.
Além disso, deve ser considerado que a vida útil desses equipamentos é muito curta. A de um computador gira em torno de três anos, e a de um celular cerca de dois. Por aí dá para ter a dimensão da quantidade de entulho que o descarte de eletrônicos significa.
A parte mais grave é o conteúdo do e-lixo, que inclui metais pesados, como chumbo, cádmio e mercúrio, além de outros elementos tóxicos. Por este motivo, esses resíduos precisam de tratamento adequado para não causar danos à saúde e ao meio ambiente.
Logo, esta luta visa tornar o mundo mais limpo e biologicamente seguro.