Novo trajeto implantando para coleta de resíduos em Poço Fundo produz resultados positivos, mas secretário pede ainda mais empenho da população
Dois meses após a implantação do novo trajeto para a coleta de lixo e de materiais recicláveis em Poço Fundo, o secretário municipal de Meio Ambiente, Elson Ferreira, comemora avanços obtidos com o trabalho. No entanto, ele conclama a sociedade a participar ainda mais efetivamente para que melhorias aconteçam.
A informação foi dada em uma conversa com a reportagem do JPF. Elson afirmou que o novo formato de coleta já tem produzido resultados positivos, inclusive com redução dos resíduos retirados da cidade. “Houve, sim, um grande avanço. Tivemos uma redução do lixo enviado para o aterro, numa comprovação de que a população está aprendendo a separar os detritos comuns do material que pode ser reciclado. Pra termos uma boa ideia do que significa isso, baixamos de 190 toneladas mensais de resíduos para 179 no mês de abril, e a tendência é cair mais. Os dados demonstram que os produtos recicláveis tiveram um aumento na coleta, de 15 toneladas mensais para cerca de vinte”.
Problemas no recolhimento, seja por falha de servidores ou de moradores, também são combatidos de forma constante, graças a um canal de comunicação aberto com a sociedade. “A reclamação, quando feita diretamente à Secretaria, é muito bem vinda, pois ficamos sabendo se os funcionários da Prefeitura estão fazendo o seu trabalho corretamente. Quando recebemos estes dados, levantamos dois pontos: ou o caminhão não passou pelo local ou o lixo foi depositado na hora errada. Quando a constatação é da primeira hipótese, vamos ao lugar, orientamos e entramos em contato com o motorista que atende aquela área, resolvendo a questão. Existem falhas, mas se colocarmos em termos de porcentagem quantas vezes o caminhão deixou de passar pelo local e em quantas o cidadão pôs o lixo para recolhimento fora do horário, o segundo tem números muito maiores. Mas, quando o problema é conosco, vamos atrás, como ocorreu recentemente no bairro Nova Gimirim. Um setor próximo a um loteamento não estava sendo atendido porque os servidores achavam que por ali não tinha moradores ainda, mas uma empresa nos notificou sobre isso e agora está tudo normalizado”.
Um controle rigoroso do trabalho dos motoristas e coletores também foi implantado e o secretário espera que, em breve, os residentes de cada comunidade tenham informações mais detalhadas quanto aos horários de passagem em suas áreas. “A cada dia da semana, com o controle que estabelecemos, sabemos quantas horas cada caminhão gasta desde a sua saída do Almoxarifado até a volta. Temos o tempo, a quilometragem e o percurso percorrido. Passo a passo, estamos visando melhorias mais abrangentes. Logo teremos os horários em que cada motorista entra nos setores e, assim, repassaremos à população, o que deve facilitar ainda mais este trabalho. No entanto, por hora, o que podemos pedir às pessoas é que fiquem atentas aos momentos em que o caminhão passa diante de suas casas, que anotem esses horários e os sigam. Isso já ajudará o nosso serviço”.
Elson aproveitou a oportunidade para reforçar a necessidade de maior empenho na separação de material reciclável, lembrando, mais uma vez, as datas corretas para o depósito diante das residências. “A coleta reciclável acontece sempre às segundas e quintas-feiras. Não é de segunda a quinta e, sim, nestes dois dias. Tem muita gente confundindo. Começa às 7 horas. Já a convencional, que no folder tem início previsto às 9 horas, na verdade, começa também às 7. É preciso fazer esta correção. Contamos com a população para que tenhamos dados quanto ao trabalho dos coletores, reclamações ou dicas. Necessitamos disso, e estamos abertos a este diálogo para melhorar cada vez mais”.